AGREGADO GRAÚDO – ANÁLISE GRANULOMÉTRICA

ATUALIZE A PÁGINA CASO A PLANILHA NÃO APAREÇA ABAIXO ↓


IMPORTÂNCIA DO ENSAIO

A granulometria dos agregados graúdos desempenha um papel crucial na qualidade e desempenho do concreto. Esse ensaio determina a distribuição do tamanho das partículas, influenciando diretamente na resistência, trabalhabilidade e durabilidade da mistura final. Ao analisar a granulometria, é possível ajustar a proporção de diferentes frações de agregados, garantindo uma mistura homogênea e otimizada.

Além disso, a granulometria dos agregados graúdos influencia diretamente a quantidade de pasta de cimento necessária para preencher os vazios entre as partículas.

DIMENSÃO MÁXIMA CARACTERÍSTICA

A dimensão máxima característica é uma medida crucial relacionada à distribuição granulométrica do agregado. Ela representa a abertura nominal, em milímetros, da malha da peneira da série normal ou intermediária, na qual o agregado retém uma porcentagem ACUMULADA igual ou ligeiramente inferior a 5% em massa.

EXEMPLO:

DMC = 19 mm

MÓDULO DE FINURA

O módulo de finura é calculado como a soma das porcentagens RETIDA ACUMULADA, em todas as peneiras da série normal, dividida por 100.

EXEMPLO:

 MF = \frac{1 + 93,8 + 100 + 100 + 100 + 100+100+100}{100} \cong 6,95

DISTRIBUIÇÃO GRANULOMÉTRICA

Conforme estipulado pela ABNT NBR 7211:2022 Agregados para concreto – Requisitos, a distribuição granulométrica do agregado deve estar restrita aos limites expostos na Tabela abaixo.

NORMAS DE REFERÊNCIA

  • ABNT NBR 17054:2022 Agregados – Determinação da composição granulométrica – Método de ensaio
  • ABNT NBR 7211:2022 Agregados para concreto – Requisitos
Rolar para cima