CAPACIDADE DE CARGA DO SOLO

ATUALIZE A PÁGINA CASO A PLANILHA NÃO APAREÇA ABAIXO ↓

ENSAIO SPT (STANDARD PENETRATION TEST): RESULTADOS

O ensaio SPT é amplamente utilizado na engenharia civil brasileira por ser um método de investigação geotécnica simples, rápido e relativamente barato. Ele consiste em cravar uma haste com um peso padronizado em um determinado trecho do solo, contando o número de golpes necessários para que a haste penetre a uma profundidade determinada. Com esses dados, é possível obter informações sobre as características do solo, como sua densidade e resistência.

Além das informações mencionadas anteriormente, o ensaio SPT também pode fornecer dados sobre a espessura e a resistência das camadas do solo, a presença de rochas ou materiais de diferentes composições, e outras características importantes para o projeto de fundações.

A partir dos resultados do ensaio SPT, especialmente o número de golpes em cada camada (representativa de 1m), é possível lançar mão de correlações semiempírica-estatísticas para o dimensionamento geotécnico das fundações (superficial ou profunda). A planilha acima apresenta 4 métodos semiempíricos baseados no ensaio SPT para determinar a tensão admissível do solo a ser utilizada no dimensionamento geotécnico de fundações superficiais.

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

Vale destacar a importância em se avaliar todo o perfil geotécnico e não apenas a camada de solo (e seu resultado Nspt) imediatamente abaixo da fundação. Quando uma carga é aplicada na superfície da fundação, essa carga é transmitida para o solo, gerando tensões que se propagam para as camadas subjacentes. Se essas tensões ultrapassarem a capacidade de suporte do solo, podem ocorrer deformações excessivas e até mesmo rupturas.

Utilize também a nossa ferramenta de cálculo que avalia o acréscimo de tensões no solo geradas pelo assentamento de uma fundação superficial retangular e compara os resultados com a capacidade de suporte de cada camada do solo, garantindo que todas as camadas subjacentes sejam mais resistentes que as tensões solicitantes provocadas pelo assentamento da fundação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Rolar para cima