DICAS INTERMEDIÁRIAS CAD/TQS – PARTE 01

Tão importante quanto uma boa concepção estrutural, análise e dimensionamento, os desenhos enviados para a obra devem ter um bom nível de detalhamento e ser de fácil compreensão para aqueles que irão executá-la. Por isso, estamos criando uma lista de artigos com o objetivo de ensinar os principais comandos do Editor de Aplicações Gráficas (EAG) – TQS, do básico ao avançado.

DICAS GERAIS

Os principais comandos do EAG-TQS podem ser acessados pela linha de teclas F1 à F12 combinados (ou não) com as teclas SHIFT, CTRL e ALT, conforme a imagem abaixo disponibilizada pela TQS.

Atalho de comandos – Editor Gráfico TQS

Quando possível, faremos o comparativo entre os atalhos / comandos utilizados dentro do EAG – TQS e do AutoCAD. Muitas das funcionalidades são semelhantes e torna o aprendizado mais fácil para quem já utiliza a ferramenta da AutoDESK.

Para apagar qualquer desenho criado durante os estudos, basta selecionar o elemento e apertar a tecla F5 (ou DELETE).

Para DESFAZER a última ação sobre o desenho, pressione F9. Para REFAZER a última ação no desenho, pressione “CTRL + R”.

CONHECENDO E EDITANDO OS NÍVEIS (LAYERS) – EAG TQS

Para produzir um bom desenho no Editor Gráfico TQS e com agilidade, é preciso dominar o funcionamento dos NÍVEIS (layers). O EAG TQS possui uma série de ferramentas que auxiliam o usuário, vamos exemplificar cada uma delas.

Primeiramente, vamos verificar qual tabela de plotagem o desenho está seguindo. Dentro do EAG, selecione:

Arquivo > Propriedades

Uma janela vai se abrir, semelhante à imagem abaixo. O padrão de desenho mais usual é o Sistema “Formas”, Subsistema “Planta de formas”. Portanto, os desenhos produzidos seguirão a tabela de plotagem selecionada.

Caso o usuário queira configurar alguma tabela de plotagem, como a tabela do Sistema “Formas”, Subsistema “Planta de formas”, basta retornar ao TQS e selecionar:

Plotagem > Tabelas > Tabelas de Plotagem

Selecione o Sistema “Formas”, Subsistema “Planta de formas” e click em OK. Será exposto a tabela abaixo, onde o usuário pode editar cada NÍVEL. Observe, principalmente, que cada NÍVEL possui uma “Pena” e alguns possuem “Hachura” (os tipos de hachuras podem ser selecionados de acordo com os padrões definidos em “Tabela de Hachuramento”).

As poligonais dos “Pilares que continuam”, por exemplo, são do NÍVEL 7, Pena 7 (espessura da linha) e Hachura 6. Consultando a “Tabela de Hachuramento”, como visto na imagem abaixo, sabemos que a Hachura 6 vai sombrear a poligonal do pilar em 35% (quanto maior o valor, mais escura será).

É dessa forma que alteramos, por exemplo, a convenção de pilares. Cada projetista/escritório pode adotar o modelo que achar melhor, desde que identificado em projeto conforme imagem abaixo.

Convenção – Pilares TQS

Entendemos, portanto, como funcionam os níveis e como editá-los. Vamos aprender os principais comandos para se trabalhar com os NÍVEIS dentro do EAG TQS.

TRABALHANDO COM NÍVEIS (LAYERS) – EAG TQS

  • NÍVEL ATUAL
    COMANDO: F7

Para selecionar o nível atual de trabalho, basta utilizar o atalho F7. Tudo que se cria (linhas, objetos..) será feito de acordo com o nível atual. Ao pressionar o atalho F7, o usuário pode definir o NÍVEL ATUAL digitando o “número do nível + ENTER” ou selecionando um elemento do NÍVEL pretendido.

Observe no canto inferior direito do EAG TQS qual o NÍVEL ATUAL e a cor que ele vai aparecer dentro do Editor, que pode ser editada.

  • ALTERAR NÍVEL
    COMANDO: CTRL + F6

Para alterar o nível de algum elemento dentro do EAG TQS, basta utilizar o atalho “CTRL + F6”.

Na caixa de mensagem, o Editor pede que o usuário selecione os elementos que se deseja alterar o nível. Pressionando D, a seleção será feita por uma “janela” conforme imagem abaixo. Ou, pressione N para seleção múltipla de objetos e posteriormente aperte D para abrir múltiplas janelas de seleção em sequência.

Editor Gráfico – TQS (Laje treliçada)

Através da caixa de mensagem, o EAG pede que o usuário informe o novo nível que os elementos selecionados terão. Basta digitar o “número do nível + ENTER” ou selecione um elemento do NÍVEL pretendido

  • DESLIGAR NÍVEL
    COMANDO: CTRL + F7

Esse comando é particularmente útil quando se deseja “limpar” a visualização do projeto. Para iniciar o comando, basta utilizar o atalho “CTRL + F7”.

Através da caixa de mensagem, o EAG pede que o usuário digite o número do nível ou selecione um elemento com o nível a ser desligado. O resultado, ao desligar as formas das nervuras em lajes treliçadas, pode ser visto na imagem abaixo.

É importante lembrar que o nível 208 (Formas de nervuras) apenas foi “desligado” e não aparece no desenho, mas os elementos permanecem lá. Isso pode ser um problema caso o usuário resolva mover o desenho / elementos que permanecem visíveis pois, ao reativar os níveis “desligados” (208, por exemplo), os elementos desse NÍVEL ainda estarão em suas posições iniciais. É preciso estar atento.

  • LIGAR NÍVEL
    COMANDO: SHIFT + F7

Para ligar um nível que esteja “desligado”, utilize o atalho “SHIFT + F7” e digite o número do nível. Por fim, pressione ENTER.

No entanto, pode ser que o usuário não se recorde do número do NÍVEL que está desligado. Ou, talvez, queira ligar mais de um nível com apenas um comando. Como proceder? Observe a imagem abaixo onde foram desligados os níveis 208 (Formas de nervuras), 8 (Título de vigas) e 13 (Dimensões de lajes).

Para resolver a questão, basta utilizar o atalho “SHIFT + F7” e digitar o intervalo de níveis que serão ligados. Por exemplo: se eu sei que os níveis desligados são 8, 13 e 208, basta utilizar o atalho “SHIFT + F7” e, em seguida, digitar 8a208 que todos os níveis nesse intervalo serão ligados. Ou podemos digitar 0a255 (como na imagem abaixo) e ligar todos os níveis que possam estar desligados (255 é o número total de níveis contidos no Sistema “Formas”, Subsistema “Planta de formas”).

  • TRAVAR NÍVEL
    COMANDO: F10

O comando TRAVAR NÍVEL é extremamente útil durante a edição dos desenhos e na etapa de modelagem estrutural. Para utilizá-lo, basta pressionar a tecla F10. Note, no canto inferior direito, que o Editor indica que o nível está TRAVADO.

Portanto, o nível atual da imagem (208 / Formas de nervuras – contorno médio) está travado. Isso significa que somente os elementos com este NÍVEL poderão ser selecionados. Podemos utilizar o comando para selecionar vário objetos do mesmo nível que queremos alterar ou apagar, por exemplo.

  • ALTERAR COR DO NÍVEL
    COMANDO: ALT + F7

Podemos alterar a cor que determinado nível terá dentro do EAG TQS utilizando o atalho “ALT + F7”. Esse tipo de configuração não altera o resultado final do projeto na plotagem. Trata-se, portanto, de alterações visuais dentro do EAG e cada profissional pode utilizar da forma que desejar.

No exemplo da imagem abaixo, foi alterada a cor do NÍVEL 4 (Pilares que morrem) para amarelo.

CONCLUSÃO

O Editor Gráfico – TQS é uma ferramenta de desenho completa para que o usuário do software não precise migrar os arquivos gerados para o AutoCAD, por exemplo. Aprender a utilizar suas funcionalidades possibilita ao usuário maior produtividade na geração de plantas e se torna um diferencial para os estudantes que almejam estágio em escritórios de projeto estrutural.

INDICAÇÃO DE LIVRO

O livro Informática Aplicada a Estruturas de Concreto Armado é recomendado aos engenheiros que estão começando a utilizar ferramentas computacionais para trabalhar com projeto de estruturas, mas também vai agregar conhecimentos àqueles que já possuem experiência com esses recursos. É fundamental que se compreenda a forma como o software trabalha para aplicar os conceitos e normas da engenharia de estruturas em seu processamento, isso ajudará o projetista a conceber modelos com respostas mais realistas e avaliar com perícia os resultados durante a Análise Estrutural .

Informática Aplicada a Estruturas de Concreto Armado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudar?