ADITIVOS REDUTORES DE ÁGUA PARA CONCRETO

UTILIZE A PLANILHA ON-LINE PARA DOSAGEM DO CONCRETO

Os aditivos para concreto são produtos capazes de modificar as características do concreto em seu estado fresco e/ou no estado endurecido. De modo geral, são proporcionados em relação à massa de material ligante em teores menores que 5%, havendo exceções, por exemplo, na dosagem de aditivos para concreto projetado ou aditivos compensadores de retração.

É importante destacar a diferença entre aditivos e adições para concreto. As adições, que podem vir associadas ao cimento ou não, são produtos quase sempre em forma de pó e também conhecidos como adições minerais (metacaulim, silica ativa…). Já os aditivos, ou aditivos químicos, são produtos utilizados durante a mistura do concreto capazes de modificar suas propriedades no estado fresco e/ou endurecido.

REDUTOR DE ÁGUA TIPO 1 – RA1 (PLASTIFICANTE)

Os aditivos redutores de água são utilizados para se obter um concreto com menor relação água / cimento sem perder sua trabalhabilidade (abatimento). Ao reduzir a quantidade de água na mistura, onde boa parte não é necessária para a hidratação do cimento, o concreto endurecido se torna menos poroso e, portanto, mais resistente.

Segundo a ABNT NBR 11768-1:2019 Aditivos químicos para concreto de cimento Portland – Parte 1: Requisitos, os aditivos redutores de água tipo 1 (RA1) proporcionam:

  • Redução mínima de água: 8%
  • Maior resistência aos 7 dias, em comparação ao concreto de referência sem aditivo: 10%
  • Maior resistência aos 28 dias, em comparação ao concreto de referência sem aditivo: 15% (RA1 e RA1-R)

Por promover ganho de resistência a partir da redução do teor água / cimento, os aditivos redutores de água também são utilizados para produzir concreto com determinada resistência pretendida trabalhando com menor consumo de cimento. A redução do consumo de cimento, além do aspecto econômico, é necessário em casos onde o calor de hidratação precisa ser controlado.

Os aditivos redutores de água podem, também, alterar o tempo de pega, havendo classes específicas para isso:

  • RA1-R: retardador de pega
  • RA1-A: acelerador de pega

Vale ressaltar que os aditivos redutores de água, tipos 1 e 2, podem ser utilizados na dosagem do concreto seguindo 3 vertentes:

  1. Obter concreto com resistência mais elevada pela redução da relação água/cimento, mantendo a trabalhabilidade obtida para a mistura sem aditivo.
  2. Obter concreto com menor consumo de cimento, mantendo a trabalhabilidade.
  3. Obter concreto com maior trabalhabilidade.

REDUTOR DE ÁGUA TIPO 2 – R2 (SUPERPLASTIFICANTE)

Os aditivos redutores de água tipo 2, também conhecido como superplastificantes, seguem a mesma lógica dos aditivos redutores de água tipo 1, mas produz efeitos ainda mais significativos:

  • Redução mínima de água: 15%
  • Maior resistência aos 7 dias, em comparação ao concreto de referência sem aditivo: 15%
  • Maior resistência aos 28 dias, em comparação ao concreto de referência sem aditivo: 20% (RA2 e RA2-R)

Por ser capaz de produzir efeitos mais significativos, ao se trabalhar com o superplastificante seguindo a metodologia 3 – Obter concreto com maior trabalhabilidade, é possível chegar à condição de concreto auto-adensável. Por outro lado, trabalhando com o superplastificante seguindo a metodologia 1 – Obter concreto com resistência mais elevada pela redução da relação água/cimento, mantendo a trabalhabilidade obtida para a mistura sem aditivo, é possível obter o Concreto de Alto Desempenho – CAD. Fica claro, portanto, a importância de se conhecer as características pretendidas com o uso do aditivo superplastificante durante o processo de dosagem.

Além disso, é fator decisivo para a viabilidade do UHCP (Ultra-High Performance Concrete), ou Concreto de Ultra Alto Desempenho, onde o fator água / aglomerantes (cimento + pozolanas) está na ordem de 0,20 e a resistência à compressão pode superar os 200 MPa! Para mais informações sobre o UHCP, indicamos o livro CONCRETO DE ULTRA ALTO DESEMPENHO – UHCP. FUNDAMENTOS, PROPRIEDADES E DOSAGEM.

CONCLUSÃO

Os aditivos redutores de água auxiliam na produção otimizada do concreto melhorando suas propriedades em seu estado fresco e/ou endurecido, portanto, é importante conhecer suas características e metodologia de aplicação. Vale ressaltar que cada fabricante indica os teores máximo e mínimo (%) de trabalho e cabe ao responsável pela dosagem do concreto realizar misturas experimentais para avaliar se as propriedades requeridas foram alcançadas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Tecnologia do Concreto

1 comentário em “ADITIVOS REDUTORES DE ÁGUA PARA CONCRETO”

  1. Pingback: DOSAGEM DO CONCRETO: AJUSTE DO TRAÇO ATRAVÉS DA MISTURA EXPERIMENTAL -

Comentários encerrados.

Rolar para cima